ZONA 7, MARINGÁ: guia completo sobre o bairro

Em 14/05/2025
Por Eng. Wilson Yabiku


A Zona 7 de Maringá é um dos bairros mais movimentados da cidade. Com ruas arborizadas, ampla rede de comércios e serviços e presença de importantes pontos da cidade, a região se destaca por conta da qualidade de vida oferecida aos moradores. Quer entender como é viver na Zona 7? Neste guia, apresentamos tudo sobre o bairro. A seguir, você encontrará:

Zona 7 de Maringá: localização e história

A Zona 7 está cercada por bairros como a Zona 3, Zona 4 e o Jardim Alvorada.

Com origens na década de 1940, durante a fundação de Maringá, o bairro surgiu a partir da união das vilas Progresso e Vardelina, estabelecidas em 1946. Ao longo dos anos, se desenvolveu até se tornar uma das regiões mais procuradas da cidade.

Como é viver na Zona 7 de Maringá

A Zona 7 é uma região culturalmente dinâmica, com a presença de áreas de lazer diversas. Além disso, a presença de áreas universitárias faz com que muitos dos moradores da região sejam estudantes ou profissionais acadêmicos. Com feiras, ruas arborizadas, áreas para prática de esportes e ampla presença de comércios, a Zona 7 tornou-se um bairro desejado para viver na cidade.

Educação e cultura

A presença da Universidade Estadual de Maringá (UEM) faz com que a Zona 7 seja um polo acadêmico e cultural. A universidade atrai estudantes e profissionais de diversas partes do Brasil para o bairro, contribuindo para o dinamismo da região. Além disso, eventos culturais e acadêmicos promovem interação e desenvolvimento na área.

Esportes e lazer

A Zona 7 também se destaca por suas opções de lazer e prática esportiva. Entre os principais espaços para conhecer na região estão

  • Estádio Regional Willie Davids: palco de partidas de futebol e grandes eventos esportivos.
  • Ginásio de Esportes Chico Neto e a Vila Olímpica: possuem ambientes destinados para diferentes modalidades, incentivando práticas esportivas e bem-estar.
  • Teatro Municipal de Maringá: ambiente com capacidade para cerca de 215 pessoas e recebe espetáculos diversos.
  • Feiras livres: há três feiras presentes na região;
    • Feira do produtor: sábado, estacionamento do estádio Willie Davids, Avenida Prudente de Morais, das 6h às 11h;
    • Feira livre: terça, na Rua José Clemente, das 7h às 11h, e sábado, na Rua Mandaguari, das 7h às 11h30.
    • Feira do pôr do sol: esquina das ruas Evaristo da Veiga e Floriano Peixoto, das 17h às 21h.
  • Mercadão Municipal de Maringá: um local tradicional de Maringá para comprar alimentos e visitar restaurantes.

Infraestrutura

As ruas arborizadas da Zona 7 fazem com que o bairro seja mais acolhedor, além de melhorar o bem-estar dos moradores da região. Além de pequenos comércios e serviços dispostos por toda a região, os moradores podem visitar a Avenida Colombo, uma região que apresenta uma concentração de espaços variados, como lojas de automóveis, restaurantes, mercados, lojas e outras opções. 

Além disso, está bem conectada a diferentes áreas da cidade por meio do Terminal Intermodal Urbano, facilitando o deslocamento e promovendo a mobilidade facilitada. Com isso, a Zona 7 tornou-se um bairro que apresenta uma combinação equilibrada de contato com a natureza e conveniência próxima de casa.

Viva na Zona 7 de Maringá

No coração da Zona 7 está o YAOS, um empreendimento para aproveitar todas as vantagens do equilíbrio entre tranquilidade e bem-estar da região. Pensado para que você possa aproveitar a vida urbana ao máximo, o YAOS está em uma localização privilegiada, próxima à Vila Olímpica, a Feira do Produtor e a UEM. Acesse o site da Construtora Design para conhecer.


Sobre o Autor:

Eng. Wilson Yabiku

Diretor e fundador da Design Empreendimentos em 1975, engenheiro civil pela UEM em 1977, há mais de 50 anos contribuindo para o desenvolvimento da cidade de Maringá.