GUIA: O QUE FAZER EM MARINGÁ?

Em 21/05/2025
Por Eng. Wilson Yabiku


Quer descobrir o que fazer em Maringá para se divertir? Com muita natureza, cultura, gastronomia e história, a cidade oferece opções de lazer para todos os gostos.  Neste guia, você conhecerá seis indicações de passeios para aproveitar e conhecer Maringá. Leia a seguir:

O que fazer em Maringá?

Abaixo, listamos algumas das principais atrações da cidade. É só escolher por onde começar!

1. Parque do Ingá

Com 47 hectares de mata preservada no coração da cidade, o Parque do Ingá é um dos principais pontos turísticos de Maringá. Entre trilhas ecológicas, pedalinho no lago, Jardim Japonês, gruta com nascente e uma Maria Fumaça do século XIX, o passeio agrada desde quem busca contato com a natureza até quem curte história e cultura.

O espaço é ótimo para caminhadas, piqueniques e passeios em família, além de receber eventos culturais ao longo do ano. Durante o passeio, é possível observar animais que circulam livremente pelo parque, como saguis e pavões, o que torna a experiência ainda mais encantadora.

  • Endereço: Avenida São Paulo, 1086 – Zona 01.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h. Segunda, fechado.
  • Entrada: gratuita.

2. Mercadão de Maringá

O Mercadão de Maringá está instalado em um barracão da década de 1950, preservando a história da cidade. Os visitantes podem aproveitar uma seleção variada de mercadorias — temperos, vinhos, queijos, cafés e produtos artesanais — restaurantes, empórios e lojas especializadas. Ideal para quem busca produtos de qualidade e um ambiente acolhedor, o mercadão é um dos pontos turísticos mais visitados de Maringá, sendo uma parada indispensável para quem deseja aproveitar o melhor da cidade.

  • Endereço: Avenida Prudente de Morais, 601.
  • Horário de funcionamento:
    • Lojas: segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 13h.
    • Restaurantes: todos os dias, das 11h às 22h30.
  • Entrada: gratuita.

3. Parque do Japão

O Parque do Japão é um dos espaços mais emblemáticos de Maringá, criado em homenagem à imigração japonesa no Brasil. O espaço possui cerca de 5,6 mil m² , sendo um ambiente de preservação cultural e ambiental.

O parque possui o maior jardim japonês fora do Japão, lagos com carpas, bonsais e árvores importantes, além de monumentos e a Casa de Chá, espaço onde acontece o ritual tradicional da cultura japonesa. O ambiente é tranquilo, favorecendo passeios em família e momentos de lazer.

  • Endereço: Rua Tulípa, 987 – Jardim Industrial.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 18h.
  • Entrada: gratuita.

4. Templo Budista Jodoshu Nippakuji

Inaugurado em 1983, o Templo Budista Jodoshu Nippakuji é uma representação fiel da tradição japonesa. Um projeto adaptado por Wilson Tomio Yabik, fundador da Design, marcando a importância da construtora na história da cidade. São 688 m² divididos em dois pavimentos, construídos usando uma técnica em que nenhuma peça leva pregos ou parafusos, apenas encaixes precisos, como manda a arquitetura oriental. O jardim abriga um grande sino de 900 quilos trazido do Japão, que é tocado antes das cerimônias e também na virada do ano. Além disso, o templo tem um compromisso com ações filantrópicas e culturais, promovendo o cuidado com idosos.

  • Endereço: Avenida Londrina, 392 - Aeroporto.
  • Horário de funcionamento: sábado, das 15h às 17h.
  • Entrada: gratuita.

5. Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é um dos principais cartões postais de Maringá. Inspirada nos satélites sputniks, sua estrutura cônica atinge 124 metros de altura, sendo o monumento mais alto da América do Sul.

O projeto é assinado por José Augusto Balucci, e a pedra fundamental foi abençoada pelo Papa Pio XII, com origem na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Além da beleza arquitetônica, a Catedral abriga eventos religiosos e culturais, e sua praça ao redor, que foi recentemente revitalizada como parte das obras do Eixo Monumental de Maringá. Agora, o espaço conta com ambientes de diversão para crianças e diversas outras melhorias. Além de ser palco de apresentações, como orquestras e celebrações de Natal, essa é uma parada obrigatória para quem busca o que fazer em Maringá com uma experiência que une fé, arte e história.

  • Endereço: Praça da Catedral, s/n – Zona 02.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 12h. Domingo, fechado.
  • Entrada: gratuita.

6. Teatro Calil Haddad

O Teatro Calil Haddad é um dos maiores espaços culturais de Maringá. Com uma estrutura moderna e versátil, o espaço é ideal para aproveitar espetáculos teatrais, apresentações musicais, dança e muito mais. Com capacidade para 759 pessoas e palco em formato italiano, o espaço recebe uma programação variada durante o ano todo. Além do grande auditório, o local conta com palco alternativo, salas de ensaio e aulas, e estrutura para orquestras.

  • Endereço: Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04.
  • Ingressos e programação: é necessário consultar a agenda oficial do teatro.

7. Museu Dinâmico Interdisciplinar

Localizado dentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Museu Dinâmico Interdisciplinar é uma ótima opção de passeio educativo. As exposições abordam temas como saúde, ciência, arte e meio ambiente, com conteúdos elaborados para despertar a curiosidade dos visitantes. Além das exposições fixas e temporárias, o museu realiza eventos, cursos e visitas monitoradas.

  • Endereço: Avenida Colombo, 5790 – Bloco O33 – Zona 7.
  • Horário de funcionamento: domingo e segunda, das 14h às 17h. Terça e sexta, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Quarta, das 8h30 às 11h, 14h às 17h e das 19h30 às 22h. Quinta, das 8h30 às 11h e 14h às 17h. Sábado, fechado.
  • Entrada: gratuita.

Como é morar em Maringá?

Maringá é considerada uma das principais cidades para viver no Paraná, sendo referência em qualidade de vida, planejamento urbano e áreas verdes. Acesse o blog da Design e confira as principais informações sobre como é viver na cidade.


Sobre o Autor:

Eng. Wilson Yabiku

Diretor comercial da Design Empreendimentos, engenheiro civil pela UFPR em 2005, filho do casal fundador: nasceu e cresceu dentro da construtora herdando o legado da Família Yabiku.